quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Verdade 02 | Documentar/ler/guardar TODOS os acordos e contratos...


A segunda verdade verdadeira importante e que não podemos nunca, nunca, nunca, nunca em hipótese alguma ignorar...


Todos os contratos e acordos feitos para o dia do seu casamento devem ser documentados, lidos (re-lidos e entendidos) e guardados...

Se alguma coisa não der certo, esses documentos são a prova de que o fornecedor não cumpriu o prometido e um meio legal de exigir um ressarcimento... 

Infelizmente meus amores, existem fornecedores e fornecedores - assim como existem clientes e clientes... Então nada mais justo, para ambas as partes, do que ter um contrato formal, um documento que seja claro quanto ao que está sendo contratado, forma de trabalho, forma de pagamento, prazos, etc, etc...

É lógico que isso não significa que vamos ser as Bridezillas inflexíveis... Por exemplo, minhas fotos foram entregues com um pouco de atraso, mas a fotógrafa me explicou o motivo do atraso (os males do início de gravidez) aguardamos um pouquinho mais para a entrega, mas no final super valeu a pena, afinal, para que se estressar com coisas mínimas...?!

Outra coisa, totalmente diferente é o descaramento de gente que não cumpre o acordado... Fornecedor meia boca dá nos nervos... Lembrei de um vídeo que algum site de noivas (acho que foi a Prill do Vou Casar e Pans, mas não tenho certeza) postou no Facebook de um casal que contratou um fotógrafo que foi recomendado pelo cartório da cidade, que apresentou um book e material de trabalho de qualidade na hora da venda, mas na hora da entrega, foram entregues fotos de qualidade básica e um vídeo horrível, em que nem se salvava quase nada... E o senhor ainda tinha o descaramento de dizer que não havia problemas com o trabalho entregue... Ele se intitulava "o melhor profissional do mundo"... hahaahahah

Ou seja, se algo assim - Deus que nos livre - aconteça, ter o contrato esclarecendo tin-tin por tin-tin os deveres e direitos de cada parte...   


Outra coisa que parece ser básica é lembrar de LER e ENTENDER o que você está assinando... Fala sério, precisa dizer que não devemos assinar nada sem ler?!?!? Preciso...!!!

Quando a gente é noiva fica meio alucinada... rsrsrs... E deslumbrada por tudo que vê por aí... Então as vezes, no meio desse deslumbramento e alucinação a gente pode acabar fazendo besteira sim, assinando sem ler, ou lendo sem entender e sem deixar todos os pontos bem claros, aí meu bem, depois que o casamento passar, vai ser tarde para chorar... Então, leia, releia, pergunte o que não ficou bem claro e não assine nada até que você tenha total segurança de que aquilo que está escrito é o que você realmente está querendo...

Digo isso porque é essencial para você não ter surpresas depois... Por exemplo, os contratos de alguns fotógrafos estipulam em contrato que retêm os direitos autorais das fotos que foram feitas por ele, então você é proibida por contrato de fazer alterações ou edições nas fotos que você recebeu em mídia digital...
Uma coisa mais comum feita pelos fotógrafos são as cláusulas de reprodução de imagem, onde você autoriza que eles possam utilizar a sua imagem para divulgação do trabalho deles seja em portfólios, site, Facebook, etc...




Alguns espaços para eventos tem regulamentos específicos em contrato que devem ser analisados com calma antes de assinar - restrição de uso de determinadas áreas, limpeza e entrega do local, restituição em caso de algum dado ao patrimônio existente, etc, etc... Então nada melhor do que ler e entender exatamente o que cada contrato assinado quer dizer...
Se ficou na dúvida e o fornecedor pareceu relutante em responder ou não enrolar na explicação e não esclarecer nada, não assine... Afinal é um direito seu saber exatamente com o que você está se comprometendo...

E nessa era digital, acabamos tendo vários fornecedores virtuais né... Eu mesmo fui uma noiva de internet - o vestido veio de um site da China, o sítio achei em um site de aluguel de espaços para temporada, a sapatilha veio de um site de SP, as mesas do bolo, parte do buffet (lanchinhos, docinhos, salgadinhos) e o open bar vieram de vários fornecedores diferentes achados em sites de compras coletivas, o aluguel das louças foi feita com uma moça que nunca tinha visto na vida - só pesquisei muitas referências dela na net e trocamos várias mensagens pelo Facebook para acertar os detalhes... 

Mas não é só porque o fornecedor é virtual que você pode descuidar... Todo site de fornecedor possui as regras de funcionamento e nelas estão descritas as formas de trabalho que regem a entrega do produto/serviço desse fornecedor... Um exemplo bobo, mas que acontece sempre é das pessoas que enchem a internet de reclamações sobre serviços que não foram entregues comprados no site A ou B e quando você vai ver, o site A ou B é um site de venda de produtos importados - vem de outro país, dependem dos correios, da alfândega, etc - e deixa claro que os produtos a venda não são para pronta entrega, mas tem o prazo de 30 a 45 dias para chegar na residência... Ou seja, a pessoa comprou e não leu os termos de compra...

Nos sites de compras coletivas as regras que são aplicadas são aquelas que são informadas pelas pessoas que estão oferecendo o serviço/produto, então é bom sempre ler bem as condições de uso - se é para a sua área ou se tem restrição de bairro para uso/entrega; se é válido para qualquer dia da semana, ou só para dias específicos; se tem limite de pessoas e horário; o que está incluído na oferta; se existe cobrança extra de algum valor, por exemplo, para entrega ou para número maior de pessoas; se é preciso confirmar e reservar a data antes da compra; etc, etc, etc - e contactar diretamente o fornecedor para esclarecer as dúvidas e negociar... Os sites de compra coletiva sempre deixam os contatos dos fornecedores disponíveis, seja telefone, site ou e-mail, então use esses meios para tirar as dúvidas...





No nosso caso troquei vários emails com a fornecedora do nosso buffet de lanchinhos e open bar sobre a data, a nossa proposta (self-service para um casamento) e tudo mais o que queríamos e iriamos precisar... Acertamos tudo por e-mail e nós compramos os cupons com vários meses de antecedência e sem a data do casamento definida ainda... Assim que definimos a data, questionei a ela se a data estaria livre e ela conseguiu nos atender - muito bem atendidos - porque já sabia de como seria o funcionamento do serviço e já tínhamos conversado antes sobre o casamento... Assim ela conseguiu organizar tudo e saiu como nós queríamos... 

Então flor, para não ter nenhum problema, mal entendido e para não ficar se passando por doida reclamando sem ter razão, não esqueça de realmente ler os contratos, entender o que eles dizem e guardar tudo em uma pastinha para consultas posteriores - bateu a dúvida é só ler que vai estar tudo escrito lá...

Além disso, seja chata e converse, pergunte, esclareça tudo aquilo que é importante para você porque só assim você corre um risco mínimo (por que o risco sempre existe) de se meter em alguma furada...!!!

PS: Outra coisa que acontece muitooooo, e quando eu digo muitooooo, é muito mesmo, são as reclamações das listas de casamento virtuais feitas nas lojas de departamentos (Ricardo Eletro, Ponto Frio, Americanas, Casas Bahia, etc)... Foram tantas reclamações que eu vi que já tinha até desanimado de fazer a lista virtual... Mas quando fui ler as reclamações percebi que 90% das vezes as pessoas reclamavam sem razão porque não leram ou não entenderam o que a loja explicou nos termos de utilização...  
Estou terminando um post que estou até escrevendo explicando os principais itens de reclamação das listas de casamentos virtuais... Mas na maioria das vezes, tudo se resume a mesma situação: pessoas que fazem o "contrato" com a loja mas não leem ou não entendem o que está escrito... 

Bjs e até mais!!!!


2 comentários:

  1. ai que tudo flor! Estou adorando seus posts assim, pra mim está sendo muito, muito útil mesmo =)

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

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  2. Ótimas dicas, preciosíssimas!!!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

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