segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Receitinhas | Massa amarela versátil - Doce e Salgaada


Boa segunda-feira a todos...!!! Com as baterias recarregadas...?!

Então vamos lá...

Já tinha comentado com vocês que de vez em quando faço alguns cursos rápidos de culinária e festas que são realizados em uma casa de festas aqui de Macaé não é...?!

Pois bem... Tive a oportunidade de assistir uma aula maravilhosa com o professor Wilson Brandão, sobre massas de pizza, porque nós amamos pizza, queremos fazer mini pizzas para o casamento e porque muito provavelmente o nosso chá de panela ou chá de despedida de solteiro (ainda não definimos ao certo... hahaah) será um rodízio de pizzas feito por nós...

Com as dicas do Wilson ficou super fácil fazer essa empreitada, desde as massas, recheios, congelamento de pizzas, etc... Então acredito que agora sim, vai ser mais fácil organizar a parte das pizzas...

Mas, vou mostrar uma outra receita dele, que é super versátil e interessante, porque serve para fazer desde pães doces e sonhos, até salgadinhos assados... Essa é uma receitinha que ele inclusive apresentou no programa da Ana Maria Braga, e eu sugiro que vocês façam um teste.... Vão gostar muito mesmo...


Massa Amarela (método Esponja)

Ingredientes

- 4 a 5 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 100 g de margarina
- 500 g de farinha de trigo
- 50 g de fermento biológico (ou 20 g de fermento seco)
- Meia colher (sopa) de sal
- 100 g de açúcar

Modo de Preparo

1 -   Numa batedeira e com o batedor em formato de gancho, coloque 4 a 5 ovos, a essência de baunilha e a margarina e ligue por 1 minuto.

2 - Depois desligue e adicione a farinha de trigo, o fermento biológico (ou 20 g de fermento seco) e ligue a batedeira. Deixe batendo por mais ou menos 10 minutos.
(OBS: dependendo da qualidade da farinha e do tamanho do ovo a massa poderá ficar mais dura).

3- Desligue a batedeira, coloque a massa dentro de um saco plástico junto com o sal e o açúcar, NÃO MISTURE, feche o saco e deixe a massa crescer por mais ou menos 30 minutos.

4- Volte a massa para a batedeira, ligue e misture novamente até que a massa fique lisa, macia e homogênea. (OBS: A massa terá um aspecto mole, não se espante).

5- Polvilhe bastante farinha na mesa e trabalhe com a massa de acordo com o que você quiser preparar: brioches, croissants, sonho, pão doce, rosca, trança.

Sobre o rendimento

1 - Esta é uma massa versátil. Diminuindo a quantidade de açúcar (de 200 g para 60 g) a massa ficará salgada.

2 - Se for empregar a receita para produção industrial, trabalhe com ingredientes gelados e adicione 10 g de reforçador para cada kg de farinha.

3 - Parta do principio de que 1 ovo é igual a 50 ml. Se for utilizar o fermento biológico seco, saiba que ele é 3 vezes mais forte do que o fresco.

4 - Para fazer o preço de venda, some o preço da matéria prima e divida pelo número de porções obtidas com a receita. Depois multiplique o valor por 2 ou por 3.


Exemplos de uso dessa massa

Brioches: corte pequenos pedaços de massa, boleie os pedaços e arrume numa fôrma untada. Deixe crescer até dobrar de volume, pincele gema de ovo peneirada misturada com 1 colher (sopa) de óleo (para dar brilho) e asse em forno pré-aquecido a 170 graus por 15 minutos.

Croissant: abra a massa com um rolo até formar um retângulo. Com o auxilio de uma faca corte pequenos cortador em formato de triângulo, corte a massa. Depois, recheie os triângulos de acordo com sua preferência e enrole a partir da base maior. Deixe reservado até dobrar de volume, pincele 1 ovo e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por mais ou menos 20 minutos ou até que estejam corados.

Sonhos: corte pequenos pedaços de massa, boleie os pedaços e arrume numa fôrma enfarinhada. Deixe crescer até dobrar de volume e depois frite em óleo quente (170º C). Passe os sonhos em açúcar com canela, corte os ao meio e recheie com creme de sua preferência ou doce de leite.

Pão doce recheado e rosca de coco: corte um pedaço de massa, abra a mesma no formato de um retângulo. Cubra o retângulo com creme de sua preferência e salpique frutas cristalizadas. Sobreponha a mesma, corte com o auxílio de uma faca pequenos pedaços e enrole. Arrume num tabuleiro, deixe crescer, passe gema peneirada e asse em forno pré-aquecido a 170 graus por 15 minutos.

Tranças de um e de dois: corte um pedaço de massa, boleie-o como um brioche e depois abra-o no formato de tira. Faça o mesmo processo novamente e forme várias tiras. Selecione uma (ou duas) e trance-as. Arrume num tabuleiro e deixe crescer. Pincele 1 gema peneirada e depois coloque o creme patissier. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170 graus por 15 minutos.

Gostaram...?! É uma massa que dá pra fazer várias coisas - praticamente tudo...

Você pode alterar a quantidade de açucar e fazer a massa salgada e inventar - pãezinhos recheados, croissant recheados, enrroladinhos de queijo e presunto (o famoso joelho... rsrs), pastel de forno, esfirra, e várias coisas... Tudo isso só com um tipo de massa...

Depois vou postar a receita e as dicas da pizza...

6 comentários:

  1. Amei..tb faço os cursos dele de vez em quando....vc tem a receita da massa de para..fiz esse e perdi as anotações
    😕😘😘

    ResponderExcluir
  2. são tudo muito lindo os doces e salgado como faço pra fazer esse curso queria de salgados

    ResponderExcluir
  3. Ele é show.So entrar no face dele Wilson Brandão Brandão, entrar em contato c a esposa Márcia,terá as apostilas.. Ele faz lives degustativas,todos os dias a partir das18hs.

    ResponderExcluir
  4. Fiz um curso de Lancheiro com ele, muito bom, inclusive essa massa ele ensinou nesse curso.

    ResponderExcluir
  5. Esse professor é top,já fiz vários cursos com ele

    ResponderExcluir

Amamos receber comentários!
Sugestões e críticas são bem vindas, mas spans, comentários que contenham linguagem imprópria, vulgar e/ou ofensiva serão excluídos.